O programa Straus7 é um novo pacote de software, concebido para tirar partido do ambiente Windows. Sendo uma verdadeira aplicação em Windows, tira partido de todas as potencialidades que deste facto advêm, tornando o interface do Straus7 um dos mais modernos disponíveis actualmente

 

Características do Straus7

Ficheiros de dados

Os dados de entrada do Straus7 são guardados num único ficheiro *.ST7. Este é um ficheiro binário compacto, que torna a actualização, manutenção e arquivo de modelos, tarefas muito fáceis.

Processamento de vários modelos

O Straus7 permite trabalhar com múltiplos modelos ao mesmo tempo. É possível trocar informação gráfica entre modelos usando ferramentas de "cortar" e "colar". É também possível calcular os resultados de mais do que um modelo ao mesmo tempo, enquanto edita e processa os resultados de outros.

Unidades

O Straus7 é completamente compatível com todo o tipo de unidades. Podem ser alteradas e editadas livremente todas as unidades utilizadas pelo Straus7.

Ajuda contextual

Pressione F1 em qualquer altura para aceder à ajuda contextual. O programa Straus7 tem um sistema de ajuda on-line que inclui exemplos, técnicas de modelação e teoria.

Documentação

 

Definição de modelos

O ambiente de modelação único do Straus7, combina a geração automática de elementos finitos de ficheiros CAD ( ex. IGES ou SAT ) com numerosas ferramentas que operam directamente sobre os elementos. Esta característica torna possível gerar modelos grandes e complexos, ao mesmo tempo que se modelam e alteram zonas locais e detalhes da malha obtida. O gerador automático pode gerar elementos de placa de 4 e 8 nós para regiões bidimensionais e superfícies tridimensionais, e tetraedros de 4 e 10 nós para volumes tridimensionais arbitrários.

Verificação de geometria

O programa Straus7 inclui ferramentas que automaticamente reparam e verificam geometrias importadas para facilitar a geração de malhas, incluindo ferramentas de eliminação de características, que permitem anular características indesejáveis.

Criação ilimitada de entidades

O programa Straus7 não impõe limites de qualquer tipo ao número de nós e de elementos, ou ao número de equações a serem resolvidas.

Undo e redo

O programa Straus7 permite explorar a capacidade ilimitada da ferramenta undo. É possível desfazer todas as alterações que tenham sido efectuadas, não interessando o quão complexas as mesmas tenham sido, ou o número de elementos a que as mesmas se referem. A função redo permite reverter o undo anterior.

Grupos

É possível a utilização de grupos para organizar e gerir modelos grandes. A criação de grupos pode ser efectuada de acordo com uma hierarquia definida pelo utilizador.

Sistemas de coordenadas definidos pelo utilizador

Defina os seus sistemas de coordenadas, simplificando eficazmente a construção de modelos e permitindo uma optimização do pós-processamento de resultados.

Secções de barra definidas pelo utilizador

Dimensione as suas próprias secções de barra e calcule automaticamente as propriedades mecânicas das mesmas, incluindo a inércia de torção. O programa Straus7 visualiza tridimensionalmente as secções para pré e pos-processamento.

Visualização de espessuras de elementos de placa

O programa Straus7 permite visualizar tridimensionalmente a espessura de elementos de placa. Esta característica permite observar nitidamente a espessura relativa de cada elemento e ajuda na verificação de erros. Pode facilmente desenhar-se gráficos de resultados de contorno como tensões em ambas as superfícies dos elementos na mesma vista do modelo.

Ferramentas de verificação

O programa Straus7 oferece muitas ferramentas de verificação de malhas geradas, como a visualização de arestas livres. É possível desenhar gráficos de contorno de muitas grandezas, incluindo a relação dimensional, volume, pressões e temperaturas aplicadas.


Sub-modelação

A sub-modelação permite-lhe extrair partes de um modelo e guardá-los como ficheiros separados, com condições de deslocamento na fronteira automaticamente transformadas em restrições. Isto permite executar refinamentos locais de malhas, sem ter que recalcular toda a estrutura de novo.

Equações como input

É possível introduzir números como expressões matemáticas. Por exemplo, podem atribuir-se forças nodais e pressões de placa como funções da posição espacial dos nós.

 

Soluções de equações

O Straus7 inclui os seguintes algoritmos de resolução de equações:

O algoritmo de resoluções de sistemas de equações do programa Straus7 baseia-se nos recentes desenvolvimentos em métodos esparsos directos, oferecendo soluções muito rápidas e fiáveis.

 

Verificação de resultados

Gráficos de contorno de resultados

É possível representar graficamente tensões que tenham sido: ponderadas pela média nodal; não ponderadas, ponderadas apenas nos elementos que partilham o mesmo material; e ponderadas apenas ao longo de elementos que pertençam a um mesmo plano. ( por exemplo para elementos de laje ). É também possível representar graficamente descontinuidades.

Planos de corte

Pode arbitrar-se um plano qualquer para seccionar um modelo geométrico de elementos tridimensionais ( elementos sólidos ), e observar as tensões nesse mesmo plano.

Envolventes

Para problemas com várias acções, ou problemas no tempo com muitos intervalos, é possível identificar a envolvente máxima ou mínima das várias grandezas físicas envolvidas, para cada uma das acções e para cada intervalo de tempo.

Combinações de acções

É possível criar virtualmente um número ilimitado de combinações de acções. A alteração dessas combinações pode ser feita sem haver necessidade de recalcular o modelo.

Listagens e relatórios

Listar, ordenar, e imprimir resultados num formato de relatório. É possível filtrar por grupo e por propriedade, e visualizar resultados apenas para as entidades seleccionadas.

Procura

Utilize a procura para localizar certos resultados, ou resultados que excedem determinado valor.

Gráficos XY

Pode produzir um gráfico XY de virtualmente qualquer parâmetro de resultados entre dois pontos no modelo. Simplesmente seleccione dois nós para especificar o caminho a percorrer.

 

Elementos e características

Nós

Elementos de barra

Características dos elementos de barra

Elementos de placa

Características dos elementos de placa

Elementos sólidos

Características dos elementos sólidos

Links

Materiais

É possível definir os seus próprios materiais em qualquer altura, ou obtê-los a partir de uma biblioteca de materiais configurável pelo utilizador. Para criar materiais não lineares, podem especificar-se as tabelas de relações tensão vs extensão, força vs deslocamento e momento vs curvatura.

Materiais suportados pelo programa Straus7:

Relações não lineares de momentos-curvatura podem ser atribuídas a elementos de barra, permitindo a modelação da formação de rótulas plásticas em estruturas.